Reumatologia da USP
Nossa História

nossa-historia-01
nossa-historia-02
nossa-historia-03

A nossa história se inicia com a formação da Liga Contra Febre Reumática na década de 30, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na época o hospital escola da FMUSP. O interesse nessa área foi impulsionado pela descoberta do fator reumatoide, das células LE e da cortisona no final dos anos 40 e justificou a criação de uma seção de Reumatologia na Segunda Clínica Médica por ocasião da transferência para o Hospital das Clinicas em 1946. Esse serviço foi liderado pelo Professor Decourt, baluarte da febre reumática no Brasil, com um núcleo de pioneiros incluindo nomes importantes da reumatologia, como Wilson Cossermelli, Gil Spillborghs, Flerts Nebó e Antonio Carlos Debes, e foi a semente para a formação de um serviço independente de Reumatologia do Hospital das Clínicas, o primeiro do Estado de São Paulo. Esse grupo, junto com outros jovens médicos apaixonados com os avanços científicos da próspera especialidade, fundou a Sociedade Paulista de Reumatologia, cuja reunião inicial ocorreu nas dependências do HCFMUSP.

A vinculação da especialidade com os Laboratórios de Investigação Médica (LIM) do Hospital das Clínicas/FMUSP foi um marco importante para o desenvolvimento da pesquisa nesta área. Em 1973, a residência em Reumatologia foi aprovada e foi iniciada oficialmente em 1974, sendo que a concretização deste trabalho foi alcançada com a criação da Disciplina em 1977. No ano seguinte, o Prof. Dr. Wilson Cossermelli assumiu como primeiro titular da Disciplina de Reumatologia. Durante a sua gestão, a Reumatologia da FMUSP cresceu e se consolidou não só na área clínica, com a criação da enfermaria e do ambulatório da especialidade, como também na área de pesquisa com ampliação da área de laboratórios. Além disso, foi criado nesse período o Curso de Pós-graduação em Reumatologia, no nível de mestrado e doutorado. Com a sua aposentadoria, o Prof. Dr. Natalino Yoshinari foi escolhido como regente, cargo que exerceu de 1996 a 1998. Em 1998, a Profa. Dra. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, através de concurso público, assumiu como nova Titular. Em 2014, a Profa. Dra. Rosa Maria Rodrigues Pereira, também por concurso público, assumiu como a segunda titular da Disciplina de Reumatologia da FMUSP.

enfermaria-img

A Disciplina e o Serviço estão inseridos dentro Hospital das Clínicas, que é o maior Centro Hospitalar da América Latina. O grupo atual é formado por 31 médicos especialistas (docentes, assistentes, pesquisadores, comissionados),1 docente da Educação Física, 11 biologistas (incluindo Pesquisadora Científica e doutores), 2 farmacêuticos, 4 técnicos de laboratório, 38 membros da área de enfermagem (enfermeiras, técnicas e atendentes), 15 membros da área administrativa, 2 agentes de saúde e 6 membros da área de apoio. O corpo docente, médicos e professores participam das atividades de graduação na Medicina, nos 2º, 3º e 5º anos, assim como do Curso de graduação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Além da Liga Contra Febre Reumática que continua ativa, a Disciplina criou a Liga de Doenças Autoimunes.

A enfermaria de Reumatologia está localizada no Instituto Central do Hospital das Clínicas, possui 16 leitos para internação distribuídos em apartamentos duplos e 10 leitos destinados ao hospital-dia de Reumatologia. Nosso grupo atende aproximadamente 20.000 pacientes por ano, distribuídos em 20 ambulatórios especializados, triagem, pedido de consulta, capilaroscopia, infiltração e ultrassom. Todo o atendimento é realizado em prontuário eletrônico, em um programa pioneiro de base de dados específico da especialidade.

Nós oferecemos um programa de Residência em Reumatologia de dois anos com doze novos residentes por ano, em um programa que atende os requisitos necessários para prova de título da Sociedade de nossa especialidade. Oferecemos estágios de curta duração para os residentes do próprio Hospital das Clínicas, de outras Instituições de São Paulo e do Brasil. Recentemente ampliamos nossas propostas e temos também estágios de curta e longa duração para médicos estrangeiros.

O programa educacional em Reumatologia Clínica inclui novas áreas de atuação para o especialista como treinamento em ultrassom, capilaroscopia, medicina esportiva aplicada às doenças reumáticas, centro de infusão e experiência em pesquisa. Assim sendo, faz parte do nosso Serviço o Laboratório de Condicionamento Físico, um Laboratório de Condicionamento Físico e Reabilitação de Pacientes Reumatológicos (LACRE) e um Centro Multidisciplinar de Dispensação de Medicação de Alto Custo (CEDMAC). Este último possui uma parceria com a Secretaria do Estado de São Paulo e se tornou o Centro Coordenador de uma rede de centro de biológicos no Estado de São Paulo associadas a hospitais terciários.

Nossa área de pesquisa conta com oito laboratórios, todos reformados com auxílio FAPESP e da FMUSP, que oferecem treinamento em pesquisa básica e clínica em Fisiologia Aplicada e Nutrição, Imunologia Celular, Imunologia Humoral, Matriz Extracelular, Metabolismo Ósseo, Miopatias Inflamatórias, Síndrome Antifosfolipideo e Síndrome Baggio-Yoshinari. Possuímos também um Biotério para experimentação do Departamento de Clínica Médica que é coordenado pela Disciplina de Reumatologia. O nosso programa de Pós-graduação denominado Ciências do Sistema Músculo Esquelético foi reformulado em 2016 e integra pesquisadores altamente produtivos da área de Reumatologia, Educação Física e pesquisadores do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP (IOT). O objetivo desse Programa é investigação do sistema musculoesquelético, de modo multi e transdisciplinar, com vistas a uma produção científica e formação acadêmica amplas e impactantes na área em que se insere. Temos 16 orientadores de mestrado e doutorado da área de Reumatologia e Educação Física nesse programa, além de pesquisadores da Ortopedia. A produção científica da Disciplina tem crescido em quantidade e qualidade nos últimos anos, com 290 publicações nos últimos 5 anos

A nossa história ainda continua sendo escrita, mantendo o nosso compromisso de preparar os futuros líderes da Reumatologia e oferecer as melhores condições para uma boa experiência clínica e de pesquisa. O nosso Serviço formou até o momento mais de 500 alunos entre residentes, estagiários, pós-graduados e pós-doutorandos.

nossa-historia-rodape-1
nossa-historia-rodape-2
nossa-historia-rodape-3